domingo, 15 de maio de 2011

Saiba como negociar o salário




Por Dona DeZube, especialista em carreiras de finanças da Monster

Não importa se você está procurando um trabalho mais lucrativo ou apenas tentando engordar sua remuneração, solicitar um aumento é um exercício de negociação. A primeira etapa é saber o que você quer.
"Analise o cenário total da remuneração antes de começar a negociar seu salário, incluindo bônus, comissões, convênio médico, gastos com assistência médica e dependentes, compartilhamento de lucros, férias remuneradas, opções de ação e outros benefícios", diz Allen Salikof, presidente e CEO da Management Recruiters International Inc., uma das maiores organizações de pesquisa e recrutamento do mundo.
"Todos esses benefícios podem afetar sua condição financeira total - nunca avalie seu salário isoladamente", ele acrescenta.
Salikof dá estas 10 dicas que você deve considerar ao conversar sobre negociação de salário:

Peça
Você já ouviu falar na regra “Se você não falar, nunca saberemos”, certo? Bem, a primeira regra da negociação de salário é: “Se você não pedir, nunca saberá”. Você provavelmente não receberá mais do que um pequeno ajuste se não tiver coragem para pedir um aumento. Assim, elabore seus argumentos, prepare-se e siga em frente.

Faça a lição de casa
Descubra o que outras pessoas em um cargo igual ao seu fazem. Consulte associações comerciais, pergunte aos contratantes quanto ganham as pessoas do seu meio e procure nas vagas de emprego para ver como seu salário se compara com o que está sendo oferecido para novos funcionários.

Saiba qual é seu verdadeiro valor
Você economizou dinheiro da empresa, melhorou um processo ou atingiu sua meta? Se você contribuiu para o resultado final da empresa, saiba quanto valeu essa contribuição, financeiramente. Você pode inclusive sugerir que seu ajuste pode ser o equivalente a 5% desse montante no seu salário. Sugira que a empresa associe sua remuneração a resultados mensuráveis. Se o seu cargo não tiver uma linha específica no orçamento, prepare-se para mostrar que seu trabalho melhorou a reputação da empresa ou a retenção dos funcionários. A chave é fornecer dados que mostrem seu valor para a empresa.

Seja o seu próprio advogado
Faça com que a lista de suas realizações chame a atenção de seu chefe. Você é a melhor fonte de informações sobre você e precisa estar disposto a agir em causa própria. Não conte que seu chefe simplesmente vai sugerir que você deve ganhar mais ou perceber que você não recebe um aumento há 10 anos. Você precisa "se exibir”.

Planeje com antecedência
Se deseja receber um aumento em breve, informe seus chefes que você gostaria de discutir a questão para dar uma pista do que espera do próximo aumento. Agende uma reunião para discutir a questão antes.

Nunca é tarde demais para pedir um aumento
Se você já tiver passado por uma análise de desempenho, solicite um tipo de aumento diferente - talvez um aumento por mérito ou uma análise de desempenho acelerada, retroativa e com base em objetivos estipulados na reunião.

Aguarde a sua vez
Nunca nem pense em ser o primeiro a falar sobre dinheiro durante uma entrevista. Aguarde o entrevistador fazer uma oferta. E se for pressionado a mencionar um salário? Especifique uma faixa ou dê uma resposta vaga ao entrevistador, por exemplo, “O salário que espero depende das especificações exatas do trabalho. Você pode falar mais sobre isso?"

Saiba quando ser flexível
Considere outras oportunidades de trabalho e prepare-se para sair do emprego se não receber o salário merecido. Nada deixa um funcionário mais confiante para pedir um aumento do que ter outra oferta de emprego na manga. Por outro lado, se você passar por uma análise de desempenho e não receber o que deseja, nunca peça as contas. É mais fácil encontrar um emprego empregado do que desempregado.

Tudo conta
Ao calcular seu salário, não se esqueça de incluir o valor de benefícios como bônus, comissões, assistência médica, contas com gastos variáveis, compartilhamento de lucros, férias remuneradas e ofertas de ações. Se um possível empregador perguntar quanto você ganha em seu cargo atual, diga, com sinceridade, “Minha remuneração total é..." e especifique um valor que inclui tudo.

Não subestime o valor da felicidade
Se você está feliz em seu trabalho e a única coisa que falta é ganhar mais dinheiro, talvez não seja a hora certa de sair. Trabalhar com prazer não tem preço.





Nenhum comentário: