domingo, 29 de maio de 2011

OPINIÃO DIRETA: A guerra entre o capitalismo e o meio ambiente

  


  Em pleno século XXI, o homem ainda não consegue conciliar grandes interesses em conflito: desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Quais os benefícios do desenvolvimento para o homem, e as conseqüências da destruição ambiental ao planeta?
  O assunto mais polêmico da atualidade parece estar longe de ser resolvido. Enquanto empresas divulgam seus lucros milionários, a população mundial sofre com catástrofes que atingem cada vez mais o mundo. Para haver sucesso é necessário muito esforço e dedicação, mas no caso de empresas que utilizam da natureza para ter sua folha anual positiva e sua taxa de desenvolvimento em crescente aumento, se valem dos recursos naturais. Como se não bastasse, não estão nem um pouco preocupados com os estragos feitos diariamente, e cada vez mais pensam somente no dinheiro que vão lucrar.
  Por outro lado, a natureza se torna cada vez mais fraca e indefesa. Quantos milhões de litros de água precisam ser poluídos, ou quantas florestas precisam ser desmatadas para que algo seja feito? De nada adianta meia dúzia de pessoas tentar protestar contra milhares de governos e empresas do mundo todo. Tratar esgotos ou plantar árvores também não é a solução, pois a cada dez árvores plantadas, cem são derrubadas.
  Difícil seria encontrar o culpado por isso. Na verdade, são muitos responsáveis, desde a pessoa que joga lixo no chão até a empresa mais poluente do mundo. Tudo na vida tem solução, se for necessário poluir, então que se polua com "moderação", se isso for possível.
  Portanto, para que se possa conciliar desenvolvimento e conservação, é necessário uma grande mobilização mundial, partindo talvez da ONU ou até mesmo dos EUA para a conscientização da população no mundo. Algo deve ser feito ou a situação ficará irreversível.



2 comentários:

Carlos disse...

Exato!
As empresas só pensam em lucrar e não estão nem aí para o futuro!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.